26 de julho de 2015

Livro | Eleanor e Park

Olá pessoal.
Então, como o título do post deixa claro, estou começando uma nova coluna aqui no blog para falar de livros. Mas da onde veio essa ideia?

Bom, depois que eu terminei “As Crônicas do Gelo e o do Fogo – A Dança dos Dragões” fiquei meio que sem leitura obrigatória (já que eu fazia questão de ler os livros do GRRM antes de ver as temporadas de Game of Thrones).
E um dia, ouvindo um podcast sobre TV (que indico aqui: Spoilers.tv), me deparo com uma dica de livro de romance adolescente que me interessou. E depois disso, já li outros 5 livros.
SIM!!! Eu gosto de romances adolescentes! Me julguem!
Meu objetivo é compartilhar com vocês as minhas experiências literárias atuais e passadas.
Vou começar com meu preferido até agora e o livro que me fez querer escrever este post: Eleanor & Park

A história parece muito clichê: a menina estranha que se muda pra uma escola nova e o garoto bonitinho que vai ajudá-la. Mas não é bem assim. Logo no inicio você conhece Park e percebe que na verdade ele é um nerd que tenta ficar fora do radar dos populares para não ser incomodado. Ele não é o galã popular que geralmente é o par romântico dessas histórias. Eleanor é também bem diferente das heroínas que conhecemos: ruiva, com os cabelos cacheados e desarrumados, ela é descrita como acima do peso (mas isso é na visão dela, o que nos deixa um pouco sem saber a verdade) e usa roupas largas, rasgadas e totalmente fora dos padrões.
A história é engraçada, romântica e às vezes muito triste, abordando inúmeros problemas familiares que deixam a trama muito pesada em certos pontos. Se eu chorei lendo? Óbvio! Eu sou uma completa manteiga derretida. Mas acho que a abordagem dos problemas familiares torna os personagens mais profundos, saindo daquele tipo de livro que retrata só o romance escolar como se não existisse vida fora dali.
Eleanor é sim uma menina que precisa ser salva (o que infelizmente é um clichê), mas Park também é um menino que precisa ser salvo. É ele quem mais muda no decorrer do livro, assumindo sua verdadeira personalidade e passando a enfrentar tudo e todos pelo amor que passa a sentir por Eleanor. Ela é uma menina muito forte que não se deixa abalar com as implicâncias que sofre na escola. Por tudo que ela passa, Eleanor é incrivelmente corajosa. Só lendo pra entender o quão incrível ela é.
Eu me encantei muito pela história, como dá pra perceber. Este é um livro muito simples, uma leitura fácil e fluida. A narrativa se reveza entre o ponto de vista de Eleanor e do Park, o que nos faz conhecer os sentimentos de cada um melhor.
Não vou contar o final da história, mas se você ler ou leu e quiser nos contar o que achou, vamos adorar ter seu comentário.
Então, aqui fica a primeira dica de livros do BSF!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também...